O estudo da Fenomenologia no campo das ciências PSI (psiquiatria, psicologias, psicoterapias, psicofarmacologia, psicofisiologia e psicopatologia), ganha dimensões, até então, inimagináveis. Isso ocorreu por dois fatores. O primeiro fator ocorreu em 1998 com a introdução na Academia das variáveis ESPIRITUALIDADE e RELIGIOSIDADE pela Organização Mundial da Saúde/OMS e Associação Psiquiátrica Americana/APA em 1998. O segundo fator ocorreu em 2014 com a publicação do MANIFESTO POR UMA CIÊNCIA PÓS-MATERIALISTA pela plataforma opensciences.org, criada por cientistas acadêmicos e não acadêmicos, como novo paradigma de estudo e pesquisa sobre o psiquismo humano.

Com isso, uma releitura do campo da filosofia sobre FENOMENOLOGIA foi resgatada pelas ciências PSI. Esta releitura iniciou com a Fenomenologia do Espírito de Hegel, percorrendo com as Fenomenologias Transcendental de Husserl, Existencial de Sartre e Hermenêutica de Heidegger.

Com as inúmeras publicações científicas de que a CONSCIÊNCIA pode se manifestar independente do cérebro como nos processos anestésicos, nas Experiências de Quase Morte e Experiências Fora do Corpo, um novo paradigma de ciência passou a ser utilizado na pesquisa PSI, a ciência pós materialista, que tem como referência principal o resgate e releitura da Fenomenologia do Espírito de Hegel por uma outra Fenomenologia do Espírito publicada em 1857 pelo cientista e pedagogo Hippolyte Léon Denizard Rivail, a Fenomenologia Espiritista ou Espírita.

Este terceiro milênio que estamos iniciando é o milênio do psiquismo onde a ciência, que tem como base o materialismo se aprimorará, abrindo as portas de um mundo invisível aos olhos físicos e visível aos olhos psíquicos, da mente, possibilitando o diagnóstico e o tratamento de uma infinidade de doenças físicas, psíquicas e espirituais da humanidade. A proposição desta obra é a sistematização que integre corpo, mente e espírito/alma através desta Terapia Integrativa NeuroPsicoEspiritual/T.I.N.P.E., que vemhonra a própria definição de psiquiatria que é “a cura da alma”.