ARTIGO SOBRE ALLAN KARDEC PUBLICADO NA REVISTA "História da Psiquiatria"
A
A "Fenomenologia Espírita ou Espiritista" vem ganhando muita expressividade nos últimos 30 anos. Este estudo foi codificado pelo pedagogo da Escola Pestalozzi e professor Hippolyte Léon Denizard Rivail conhecido pelo pseudônimo de Allan Kardec e foi estruturado tendo como base o tripé da metodologia científica: 0BSERVAÇÃO, ANÁLISE e CONCLUSÃO. Dessa maneira ele estrutura seus estudos em cinco textos que são os fundamentos de toda a sua Fenomenologia que se baseia na comunicação com "espíritos inteligentes" da dimensão espiritual da realidade. Cria, também, uma revista chamada de Revista Espírita - Jornal de Estudos Psicológicos, publicada de 1858 a 1869 e traduzida em vários idiomas, inclusive aqui no Brasil.
Os estudos sobre "Fenomenologia" tiveram início no campo da filosofia no século XIX com a "Fenomenologia do Espírito" de Hegel, a "Fenomenologia Transcendental" de Husserl, "Fenomenologia Existencial" de Sartre e "Fenomenologia Hermenêutica" de Heidegger. A "Fenomenologia Espírita" de Rivail/Kardec surge na mesma época e dá início ao novo paradigma de observação científica com a possibilidade de intercâmbio pedagógico pela comunicação com "cientistas" da dimensão espiritual.
A incorporação definitiva dos estudos do braço científico da "Fenomenologia Espírita" se fez pelas pesquisas da física e da metafísica dos fenômenos da psique que ocorreu em 1995, quando a médica ginecologista Dra. Marlene Nobre, dedicada cientista e estudiosa da "Fenomenologia Espírita", cria a Associação Médico Espirita do Brasil (AME-Brasil) e a Associação Médico Espírita Internacional (AME-Internacional), hoje como muitas afiliadas, cujo objetivo é o de congregar profissionais da área da saúde interessados em estudar e conciliar ciência e espiritualidade. Atualmente são milhares de profissionais da saúde que dedicam suas vidas ao estudo e à prática da "saúde e espiritualidade".
Já existem muitos centros acadêmicos e não acadêmicos no mundo que estudam, pesquisam, divulgam e formam profissionais neste campo da ciência. No Brasil, os acadêmicos mais importantes são o NUPES-Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde, vinculado à disciplina de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob direção e titularidade do Prof. Dr. Alexander Moreira-Almeida e o ProSER-Programa da Saúde Espiritualidade e Religiosidade do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sob direção do Prof. Dr. Frederico Camelo Leão.