ESTUDO DE DOIS CASOS CLÍNICOS

7 julho, 2024


Caso 1: EFC/EXPERIÊNICA FORA DO CORPO

Paciente submetida a cirurgia com uso dos anestésicos que, em geral tiram a consciência do meio, de tempo e de espaço. Relata que se viu fora do corpo acompanhando a cirurgia que estava sendo realizada nela mesma e ainda descreveu duas “pessoas” que aparentemente flutuavam, uma em cada lado do cirurgião, neste caso eu mesmo, como se estivessem “inspirando” a equipe médica. Disse que via e ouvia tudo o que acontecia na sala cirúrgica. Diagnóstico psiquiátrico: Transtorno Delirante/CID F05.8.


Caso 2: EQM/EXPERIÊNCIA DE QUASE MORTE

Paciente relatando EQM, tendo sido internado em UTI ou CTI com quadro cardíaco gravíssimo de infarto extenso do miocárdio, tomando 80% da massa cardíaca, agravado com edema agudo de pulmão (Insuficiência Cardíaca Congestiva) levando a um prognóstico muito desfavorável com poucas chances de sobrevivência. Foi medicado para tentar manter os sinais vitais ativos e um débito cardíaco adequado, ou seja, manter o paciente vivo. Sedado, o cético paciente passou a “falar dormindo” e, durante cinco dias de internação em UTI, via-se fora do corpo, descrevendo construções que lembram hospital, enfermarias, pessoas entrando e saindo, cuidando dele com soros e dizendo que ficaria bom. Após 5 dias de internação na UTI, para surpresa das equipes médicas, o paciente despertou totalmente curado da extensa lesão isquêmica no coração e foi para casa. Diagnóstico psiquiátrico (comum a pacientes neste tipo de internação): Transtorno Delirante Psicótico de UTI ou Delirium/CID F19.8.

 

NOVO LIVRO (no prelo)

7 julho, 2024


 

verdadeiro VERDADE verdadeiro

4 julho, 2024


Existe uma sutil diferença entre a verdade e o verdadeiro. O que diferencia um do outro? É o “ponto de vista”. Lembro que “o ponto de vista” é a vista que temos através de um ponto de visão.

Pela “Alegoria da Caverna de Platão” podemos acessar três diferentes pontos de vista.

                                                

Esta alegoria retrata alguns homens vivendo no fundo de uma caverna, acorrentados, sentados e observando imagens que aparecem na parede ao fundo, sem perceberem que essas imagens são geradas por outras pessoas, que estão atras da parede, onde há uma fogueira cuja luz projeta as imagens de estátuas que essas pessoas carregam em estandartes. Além disso, existe o mundo fora da caverna onde está a “realidade absoluta” de tudo aquilo que está no fundo e no meio da caverna que é, apenas, uma mera representação relativa da realidade. Na dependência de onde está o “seu ponto de vista”, você cria a sua versão verdadeira da verdade.

Como que é isso? Veja esta outra imagem abaixo.


                                                                                                

Esta imagem retrata um cilindro suspenso no ar no meio de uma sala. O cilindro é uma forma geométrica tridimensional. Quando projetamos um feixe de luz pelo seu eixo maior, a imagem que se projeta na parede azul é um retângulo. Se projetarmos um feixe de luz pelo seu eixo menor, a imagem que se projeta na parede amarela é um círculo. Ambas as imagens projetadas são “relativas” à imagem “absoluta”. Se dissermos que um cilindro é um retângulo estaremos fazendo uma afirmação verdadeira. Se dissermos que é um círculo também estamos fazendo uma afirmação verdadeira mas não é a verdade absoluta sobre o que é um cilindro pois esta verdade está em outra dimensão da realidade.

As observações científicas se concentram na análise de tudo aquilo que é observável pelo "ponto de vista " decorrente da utilização de nossos cinco sentidos físicos. Na Alegoria da Caverna esses cientistas são os que estão acorrentados no fundo e que analisam, calculam precisamente, minunciosamente, detalhadamente apenas a superfície, as sombras da realidade. No meio da caverna se encontram cientistas que já conseguiram se levantar, se soltar das correntes e estão com um ponto de vista mais ampliado para analisar, cientificamente, a realidade. Somente os cientistas que conseguem sair da caverna tem contato com a VERDADE das coisas, dos fenômenos, porque entenderam que a VERDADE e o VERDADEIRO são "multidimensionais".

A ciência tem a possibilidade de percorrer as diferentes expressões multidimensionais da realidade através de um novo paradigma de observação que transcenda os limites da observação apenas física.

 

Razão das doenças (post de Fábio Natrielli)

3 julho, 2024


Este gráfico é sobre do que as pessoas morrem, o que as pessoas buscam e o que a mídia cobre. Dê uma olhada nele.

Para Platão, na alma humana há um elemento que conduz à satisfação dos desejos. É a parte apetitosa da alma, cuja virtude é a temperança. Mas, existe também uma força capaz de interromper tal satisfação, que é o elemento racional, cuja virtude é a prudência. Não à toa, a temperança e a prudência são duas das quatro virtudes cardinais gregas, incorporadas também pelo cristianismo. Vemos que há, dentro da mesma alma, inclinações distintas; parte dela deseja a satisfação imediata dos desejos, como comer e beber; e outra se plenifica quando regula este apetite, que é insaciável, através da razão. Platão demonstra que há uma contradição interna em nós e que, comumente, para a maioria das pessoas, o elemento apetitoso leva vantagem em relação ao racional.

Por quê? 

Porque é muito mais fácil satisfazer todos os seus desejos, como um animal que vê comida e come, do que dominá-los racionalmente, não atendendo ao apetite insaciável do corpo. Para ilustrar este argumento, Platão conta a história de Leôncio, que passeando por uma área externa de Atenas, depara-se com uma cena grotesca, vários cadáveres jogados e amontoados, de prisioneiros e condenados, etc. Ao vê-los, sente o desejo de olhar para aquela cena grosseira, ao mesmo tempo que sente repulsa pelo que vê. Uma parte deseja satisfazer o desejo mórbido de olhar para os cadáveres. A parte racional, rejeita tal impulso. Na história Platônica, Leôncio é vencido pelo seu apetite e volta a olhar para a cena deplorável. Irritado consigo mesmo, Leôncio fala para si: "Aqui tendes, gênios do mal, saciai-vos deste belo espetáculo".

E o que isso tem a ver com a imagem do post?

Tudo. Porque, se você olhar bem, é a raiz do mesmo comportamento. A imagem do post apenas reflete este aspecto da natureza humana, já evidenciado por Platão há 2.500 anos.

O problema é a mídia? 

Pode ser. Mas parcialmente. Porque a mídia só veicula aquilo que dá audiência. E quem da audiência e ao quê? Parte do problema somos nós, que também damos audiência para tudo isso, retroalimentando este ciclo vicioso de conteúdo vulgar, audiência e mais conteúdo vulgar. Sejamos mais seletivos com o conteúdo que consumimos antes que eles nos consumam por dentro. Não é sobre ser um completo alienado, virar uma poliana ou forçar uma postura de positividade tóxica, mas também, ao menos, não permitir ser manipulado.

 

PALESTRAS

16 junho, 2024

Como palestrante profissional na área da "Saúde Humana", minha abordagem é INTEGRATIVA visando repassar informações sobre medicina preventiva e medicina curativa nos três níveis da expressão humana:

  • SAÚDE FÍSICA
  • SAÚDE PSÍQUICA
  • SAÚDE ESPIRITUAL

Ofereço Palestras Corporativas para empresas de saúde como Laboratórios, Hospitais, Centros de Diagnósticos, Industrias Farmacêuticas e de materiais médico-hospitalares em geral. Também em instituições universitárias públicas e privadas através de seus departamentos ligados à área da saúde e em centros de aperfeiçoamento técnico e industrial como SENAC e SENAI.

Caso sua empresa tenha interesse em contratar uma das minhas palestras para seus colaboradores dentro desta Visão Integrativa da Saúde Humana não se poupe em entrar em contato, a qualquer hora, para a apresentação de um "briefing" sobre meu trabalho.

Atenciosamente

Dr. Jorge LDH Lenson

jorge.lenson@gmail.com

contato@drjlhodicksaudeintegrativa.com.br



 

VIDEO DE REAPRESENTAÇÃO DO PROJETO DE INTERVENÇÃO EM FENOMENOLOGIA ESPIRITUAL E SAÚDE MENTAL

12 abril, 2024

https://drive.usercontent.google.com/download?id=146BpumH97bJkqmhfYyCVS3Kdr3Woxm_v&export=download&authuser=0&confirm=t&uuid=9addccc6-9ed4-47c9-8d4f-60140a5c8260&at=APZUnTXCqWFeAvrgBTzbqA1hp5ni%3A1712944681841

 

Projeto de Intervenção apresentado no IPq do HCFMUSP

12 abril, 2024

Clínica Fenomenológica Espiritual como Estratégia de Cuidado na Saúde Mental

 

RESUMO

Introdução: O objetivo geral deste Projeto de Intervenção (PI) é a implantação de atendimento ambulatorial experimental em Espiritualidade, Religiosidade e Saúde Mental, conforme já é realizado em clínica privada desde 1960, tendo como foco central o entendimento dos Estados Ampliados de Consciência (EAC), anteriormente chamados de Estados Alterados de Consciência, Estados Não Ordinários de Consciência, Experiências Anômalas ou Experiências Espirituais e como estes podem ampliar o diagnóstico e o tratamento dos transtornos mentais. Materiais e Métodos: Este objetivo será alcançado através de extensa análise da Fenomenologia Psiquiátrica em suas vertentes Transcendental, Existencial, Hermenêutica e Espiritual. Adotamos a importante publicação do “Manifesto Para uma Ciência Pós-Materialista (opensciences.org/2014)”, complementando as publicações científicas clássicas essencialmente materialistas e analisamos as inúmeras publicações acadêmicas e não acadêmicas advindas de pesquisas sobre a atividade mediúnica mundial como fundamentos teóricos e práticos de Fenomenologia Espiritual. Como instrumentos de incorporação à “anamnese espiritual" utilizaremos dois questionários: o WHOQOL-SRPB, da Organização Mundial da Saúde e o DUREL da Universidade Duke. A terapia indicada que tornará possível a materialização deste PI é a Hipnoterapia Ericksoniana ou Hipniatria com recursos de acesso às manifestações fenomenológicas da consciência. Resultados Esperados: Com a aplicação prática deste PI esperamos integrar a Neuropsiquiatria, às 4 forças da Psicologia e à Fenomenologia Espiritual, em uma abordagem “NeuroPsicoEspiritual/NPE”, buscando o atendimento inicial às pessoas que apresentem Transtornos Fóbicos (CID F40), evoluindo para o atendimento às pessoas que apresentem Transtorno de Estresse Pós-Traumático (CID F43.1) sem causa aparente e chegar ao atendimento a pessoas com Transtornos Esquizotípicos CID F21) e de como esses EAC ajudam a compreender e tratar essas psicopatologias. Conclusões: Esperamos confirmar dados da literatura consultada e repetir os resultados de que a grande maioria dos pacientes que manifestam EAC passam por experiências espirituais e/ou sentidos psíquicos sutis parapsicológicos e fisiológicos, que podem ser, espontaneamente ou não, desenvolvidos por algumas pessoas, mas que vem sendo diagnosticados e tratados como transtornos mentais/psicopatologias. A conclusão deste PI está em pleno acordo com alguns conceitos definidos pela Fenomenologia do Espírito de Hegel ampliada pelos estudos hermenêuticos sobre mediunidade de Kardec, buscando integrar tais conceitos definidos por Hegel como: “o espírito objetivo”, correspondendo à nossa biologia, “o espírito subjetivo”, correspondendo à nossa psicologia e “o espírito absoluto”, correspondendo ao entendimento da nossa essência espiritual.

Palavras Chave: fenomenologia; espiritualidade; religiosidade; espírito; consciência; mediunidade.

 

FENOMENOLOGIA ESPIRITUAL

29 janeiro, 2024

"O desconhecimento por parte da ciência materialista sobre “Fenomenologia Espiritual” tem feito neurologistas, psicólogos, psicoterapeutas e psiquiatrias andarem em círculos sem respostas às diversas causas dos transtornos mentais. Somente através da evolução do paradigma científico poderemos entender mais profundamente a fisiologia e a fisiopatologia do psiquismo humano".

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e American Psychiatric Association (APA) reconhecem oficialmente os efeitos da espiritualidade e religiosidade na saúde humana.

28 janeiro, 2024

Embora os mecanismos de como os valores espirituais agem no organismo ainda sejam desconhecidos, profissionais da saúde já perceberam que a abordagem é válida. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e a American Psychiatric Association (APA) reconheceram oficialmente e inseriram a espiritualidade em seu conceito de saúde redefinindo saúde como ‘bem-estar físico, psíquico, social e espiritual’.

          

No âmbito da pesquisa, os especialistas são rápidos em esclarecer que não se trabalha com qualquer religião específica mas que, através do sentimento de religiosidade inerente ao ser humano, a pessoa reconhece um aspecto desta religação e adota uma determinada religião de acordo às suas crenças e entendimento e a incorpora em sua vida.


Espiritualidade é um guarda-chuva mais amplo, que agrega quem tem ou não uma crença, e que são as emoções, os sentimentos que norteiam nossa vida de relacionamento, conosco e com as demais pessoas. A espiritualidade/religiosidade proporciona aos seres humanos maior resiliência, maior capacidade de lidar com as dificuldades, de melhorar e até de se curar de doenças e, sem dúvida nenhuma, de ter uma melhor qualidade de vida. De acordo com vários estudos e revisões literárias científicas, tanto acadêmicas quanto não acadêmicas, a espiritualidade fornece recursos para que se aumente a frequência de emoções positivas e se reduzam aquelas que vão conduzir a problemas maiores. Ao entender que sua vida está sob controle de algo ou alguém maior, fora de seu domínio, a pessoa tende a enfrentar e suportar o sofrimento de forma mais positiva. A certeza de um suporte terapêutico que está ‘além’ das questões orgânicas e psicológicas, contribui para o melhor conhecimento de si mesmo e faz com que a angústia diminua e esse “conhecer-se” despertem sentimentos terapêuticos favoráveis que despertem a saúde integrativa.

No campo da ciência muitas universidades do Brasil e do mundo já tem seus departamentos de estudos e pesquisas em espiritualidade e saúde. No Brasil temos o PROSER-Programa da Saúde Espiritualidade e Religiosidade no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IpQ/HCFMUSP) e o NUPES-Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (FMUFJF). Até na Escola de Medicina de Harvard há um núcleo em Espiritualidade e Saúde.

            

 

Segunda edição, agora impressa

19 agosto, 2023


Esta publicação aborda a prática de uma Psicoterapia Transpessoal, aquela que está além do cérebro e além da mente, portanto, no campo espiritual.

 

PALESTRAS

5 setembro, 2022

Menu de Palestras em SAÚDE INTEGRATIVA:

  1. Espiritualidade/Religiosidade e Saúde Humana
  2. Consciência Integrativa em Medicina
  3. Consciência Integrativa na Gestação e Partos
  4. Nutrição Humana Integrativa
  5. Medicina Homeopática Integrativa
  6. Meditação Integrativa e Saúde
  7. Psicobiologia da Cura Mente/Corpo
  8. Ciência Materialista e Ciência Pós Materialista
  9. As 4 Forças da Psicologia e Psiquiatria Integrativa
  10. Terapia Integrativa NeuroPsicoEspiritual/TINPE
  11. A VERDADE e o verdadeiro
  12. As 3 Eras de Controle da Humanidade
 

"Medicina Integrativa"

25 agosto, 2022

Este meu segundo livro coloca em perspectiva o conceito de "Medicina Integrativa" e foi editado em primeira edição impressa pela Fontenelle Publicações e segunda em e-book pela Amazon.

 

PARTO ZEN - Por um nascimento com Ciência e Arte

25 agosto, 2022

Reedição do livro "Como vai ser meu parto, doutor" agora em edição de e-book pela Amazon. Edição revisada e atualizada.

 

Obstetrícia Integrativa

25 agosto, 2022

  

Primeira edição do meu primeiro livro com abordagem integrativa da gestação e parto. Trata da conduta médica obstétrica na condução do pré-natal e da assistência ao parto onde deve haver "atenção máxima com intervenção mínima" permitindo, assim, que a natureza siga seu caminho sem a intervenção médica desnecessária.